sábado, 5 de julho de 2014

Quem estiver cansado, venha a mim!

 "Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso"



Quem de nós está livre do cansaço? Seja físico ou mental, o cansaço é algo que impossivelmente não sintamos. Ora, se fazer algo é cansativo, não fazer nada é mais cansativo ainda.

Estamos condicionados a desenvolver uma série de atividades em nosso cotidiano. Dependemos disso para sobreviver. A maneira como encaramos e conduzimos nossos trabalhos e tarefas podem sim fazer de nós pessoas cansadas.

O cansaço também pode ser provocado por situações outras. Às vezes cansamos até de pessoas, lugares, músicas... Por isso, faz-se necessário reservarmos momentos para o nosso descanso, para fazermos algo que para nós seja mais prazeroso que cansativo. Mas é bom ter em mente que o cansaço é provocado pela sequência repetitiva em que as coisas acontecem.

No evangelho deste domingo, Mateus nos apresenta Jesus como um refúgio para os que estão cansados: "Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso" (cf. Mt11,25). Jesus faz com que nossos fardos sejam leves não por permissividade ou por indiferença ao que os provoca, mas porque Ele, Jesus, nos ensinou a enfrentar com mansidão e coragem às adversidades que a condição humana nos impõe.

Cultivemos, pois, uma intimidade com o Senhor. Tenhamos nele a nossa fonte de forças. Assim, a cada dia, seremos revigorados em nossa caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário